Telhado verde: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

Telhado verde, imagem de prédios visto de cima
4 minutos para ler

A ausência das cores vibrantes da natureza é inegável. Cada vez mais, principalmente em uma perspectiva aérea, as paisagens têm ficado cada vez mais cinzas. Considerar a possibilidade de mudar o padrão é só o primeiro ponto para ponderar a inclusão de um telhado verde.

Essa prática pode ser definida como a aplicação de uma camada impermeabilizante na cobertura da casa e, sobre ela, incluir terra e plantas. Além de ser muito agradável visualmente, um telhado verde colabora com o pensamento sustentável e com a qualidade de vida dos moradores.

Já deu para perceber que essa técnica proporciona muito mais que o visual verde e natural que tanto sentimos falta no ambiente urbano, não é mesmo? Siga a leitura e descubra quais são algumas das principais vantagens de incluir um telhado verde na sua obra!

A utilização do telhado verde proporciona menos poluição

Quando pensamos nas plantas, automaticamente consideramos a melhoria da qualidade do ar, certo? Pois é, o telhado verde que já virou tendência no setor de construção civil, garante essa vantagem aos moradores e também à cidade. Por conta do processo de fotossíntese das plantas, o ar, ao redor da edificação, se purifica.

Telhado verde ajuda na redução da temperatura

Considerando que o este tipo de telhado é coberto de plantas, já era de se esperar que os resultados dessa estrutura interagissem com a temperatura da casa ou do prédio. Isso acontece porque a camada de terra e de plantas cria um isolamento térmico, ou seja, não permite que o calor entre, mantendo o interior do local fresquinho.

Isolamento acústico

A gente sabe que a cidade pode ser bem barulhenta e que a poluição sonora impacta diretamente o conforto dos habitantes. Por isso mesmo, uma das principais vantagens do telhado verde é que ele isola, assim como o calor, o som externo. Proporcionando um local livre de ruídos incômodos aos ocupantes.

Criação e preservação de habitats

É claro que as plantas do telhado verde devem ser bem escolhidas pela equipe, o que, se feito de maneira estratégica, pode garantir que plantas nativas sejam cultivadas e preservadas. Sem contar que, ao cultivar plantas, o ambiente ganha interação com pássaros e outros animais, tornando-se ainda mais próspero e completo.

Melhorias nas condições de drenagem

Quando a obra é equipada com um telhado verde, o fluxo de drenagem se torna muito melhor. Isso pode ser justificado pela possibilidade das plantas armazenarem a água e eliminá-las posteriormente (vale ressaltar que o processo de evaporação também colabora com o resfriamento do local).

Agora que você já conhece algumas das diversas vantagens deste tipo de telhado, deve estar curioso para compreender como é a estrutura correta para viabilizar a estratégia sustentável. A principal questão, em relação ao corpo do telhado, é que o ele seja plano, já que esse cuidado garante uma melhor distribuição do peso do jardim.

Além disso, os materiais mais utilizados para suportar a estrutura do telhado verde são aço e concreto, justamente por serem mais resistentes e seguros aos moradores.

Falando ainda em estrutura, o telhado verde pode ser ainda mais proveitoso e sustentável se for equipado com um sistema de captação da água da chuva.

E então, você gostou de conhecer mais sobre o telhado verde? Compartilhe conosco, por meio da caixa de comentários, quais foram as suas impressões sobre essa tendência na engenharia e arquitetura!

Você também pode gostar