fbpx
Telhas para parede: como usar esse recurso da melhor forma?

Graças a avanços na ciência e engenharia, a construção civil tem muito mais opções para elevar a qualidade das estruturas e otimizar custos. Algumas destas, a maioria das pessoas nem imagina. Um bom exemplo disso são as telhas para parede, um recurso cada vez mais utilizado em diversas construções.

Essas telhas, especialmente as de metal, têm ganhado bastante destaque, pois apresentam várias vantagens em qualquer projeto de engenharia civil. Se você ainda não conhece bem os benefícios deste material, então precisa se atualizar o quanto antes para elevar a qualidade do trabalho realizado.

Quer entender mais sobre as telhas para parede e como elas podem ser aplicadas corretamente? Acompanhe!

Quais são os principais tipos de telhas metálicas?

Assim como existem muitas variações de peças e materiais utilizados em construção, as telhas metálicas também podem vir em diferentes formatos, de acordo com a sua necessidade. Veja aqui alguns exemplos e em que contextos sua aplicação é a melhor!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Convencional ondulada

São alguns dos modelos mais comuns de telhas. Se você procurar, deve encontrar esse tipo em quase todo telhado. Isso por que elas são muito usadas para cobrir pequenas brechas entre os suportes, formando miniarcos ao longo da estrutura. Em geral, são placas bem finas, com 0,4 cm a 0,7 cm de espessura. Isso faz com que elas também sejam bem leves e eficientes para cobrir qualquer espaço, mesmo que você não tenha telhas sob medida para toda a superfície.

2. Convencional trapezoidal

O modelo trapezoidal, como o nome já diz, tem sua estrutura em forma de trapézio, deixando um espaço bem elevado entre a base e a superfície da telha. Com um ponto de contato menor, é possível inserir material isolante ou mesmo reforçar a estrutura de outras formas.

Esse é um dos modelos mais usados em estruturas comerciais, pois sua instalação tende a ser bem rápida e flexível. As peças podem ser produzidas em diferentes tamanhos, de acordo com a necessidade do projeto, além de serem mais fáceis de instalar. Excelente se você tem um prazo apertado para entregar resultados.

3. Autoportante trapezoidal

Em alguns tipos de imóvel, principalmente grandes centros comerciais e galpões, você não quer ter que desperdiçar espaço nenhum. Sendo assim, ter uma telha capaz de suportar a si mesma, sem necessidade de uma estrutura complementar, é muito mais econômico e eficiente. Esse é o caso do modelo autoportante.

Seja como telhas para telhado ou telhas para parede, elas são muito úteis. Sua estrutura é feita para se apoiar diretamente nas pilastras, distribuindo seu peso e reduzindo a necessidade de uma estrutura metálica. Isso economiza bastante tempo e dinheiro na hora de executar o projeto.

4. Forro

Em alguns casos, o propósito principal da telha não é apenas a cobertura, mas também o isolamento e a proteção da estrutura interna do imóvel. Para isso, as telhas do tipo forro são as mais eficientes disponíveis no mercado.

Isso acontece porque este tipo de telha possui três camadas: a de cima é a telha em si, similar aos outros modelos; a segunda camada é feita com uma espuma de poliuretano; e a última, por sua vez, é um revestimento de PVC. A combinação desses três materiais oferece um bom isolamento acústico e térmico, o que é útil em qualquer imóvel.

Como as telhas para parede são utilizadas?

As telhas metálicas podem ser aplicadas em outros lugares além do telhado. Uma das possibilidades mais comuns hoje em dia é o revestimento de paredes em galpões, oficinas e edifícios comerciais, agindo como uma proteção extra contra chuva e vento e como uma camada extra de isolamento acústico e térmico. Dependendo do propósito da estrutura, esse é um excelente investimento.

Em alguns casos, elas também podem ter uma finalidade estética. Telhas de cores diferentes podem ser usadas em composições, enquanto a superfície metálica pura também pode contribuir com a estética desejada, tudo isso combinado às vantagens técnicas para o projeto.

Quais são as vantagens das telhas metálicas para parede?

Considerando todas essas opções, por que você escolheria usar telhas para parede em seu projeto? Veja aqui alguns bons motivos!

1. Maior durabilidade

Telhas feitas de aço inox são algumas das mais duráveis em todo o mercado, sendo uma ótima opção de material para qualquer estrutura. Isso significa menor índice de oxidação, menor custo de manutenção e menor índice de acidentes durante a vida útil do imóvel.

Elas são um investimento um pouco mais elevado do que telhas de aço padrão ou de outros materiais, mas quase sempre valem a pena, especialmente se você quiser ter uma estrutura que renda bastante no médio e longo prazo.

2. Redução dos custos da obra

Fazer uma cobertura ou revestimento usando outros materiais, como massas e tintas, quase sempre demanda mais recursos e mão de obra, o que pode pesar bastante no orçamento. Quando você tem recursos mais limitados, é necessário encontrar soluções mais eficientes.

As telhas de metal são uma ótima opção nesse ponto. Em geral, elas apresentam uma boa relação entre custo e benefício, permitindo que você cumpra os mesmos resultados sem ter que investir tanto logo de cara. Ótimo também para estruturas temporárias.

3. Montagem mais rápida

Como todas as peças das telhas para parede já vêm no tamanho certo para cobrir a estrutura, basta encaixá-las assim que chegam ao canteiro de obras. Isso permite que sua equipe termine todo o processo em bem menos tempo que o normal, economizando tanto no prazo de entrega quanto no custo da execução.

4. Reforço do isolamento acústico

Por fim, mas não menos importante, a superfície das telhas metálicas, especialmente na telha de forro, é ótima para isolar acusticamente a parte interna de qualquer projeto. Se você está trabalhando em um imóvel que precisará desse isolamento, como um estúdio, por exemplo, esse material ajudará bastante sem prejudicar seu orçamento.

Agora que você entende melhor as vantagens das telhas para parede, é hora de incluí-las em seus projetos. Com a grande variedade de modelos oferecidos, sempre haverá algo que possa ser encaixado em sua obra.

Quer continuar recebendo dicas para melhorar seus projetos? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This