fbpx
Veja 7 vantagens de usar estruturas modulares no canteiro de obras!

Lembrando o sistema de montagem dos brinquedos Lego, o método de construção de estruturas modulares consiste no encaixe de peças para a construção de empreendimentos, geralmente, temporários, como pequenos galpões ou tendas nos canteiros de obra.

Existem, inclusive, normas que direcionam para qual fim essas estruturas devem ser utilizadas, como alojamentos, escritórios, vestiários, sanitários, refeitórios, stands de vendas etc. Com isso, já é possível observar que é um método construtivo bastante simples e que não exige grandes esforços para ser construído, não é mesmo?

Pensando nisso, decidimos abordar algumas das várias vantagens de se usar as estruturas modulares no canteiro de obras do seu empreendimento. Portanto, se você está em busca de inovações construtivas para agilizar a sua construção, continue acompanhando o nosso material até o fim.

Vantagens de usar estruturas modulares no canteiro de obras

As estruturas modulares estão ganhando espaço no setor da construção civil, e isso não é à toa. Afinal, com as diversas vantagens que a metodologia dispõe para quem opta por ela, fica quase impossível não implementá-la ao seu canteiro de obra. Confira, então, quais são esses benefícios!

1. Mobilidade

Como a estrutura modular é feita a partir de peças que se encaixam, elas podem ser facilmente transportadas para os locais em que serão instaladas de acordo com a necessidade da obra. Isso permite que, após a obra ser concluída, elas sejam levadas para serem reutilizadas em outros lugares e para fins distintos.

Além disso, elas também podem ser empilhadas — desde que da maneira adequada para conservar a sua qualidade e integridade —, liberando espaço para outras atividades que precisam ser executadas no lugar em que estava instalada.

2. Facilidade

Conforme mencionamos, as estruturas modulares são simples e não exigem grandes esforços para serem instaladas. Sendo assim, um dos grandes pontos positivos desse tipo de estrutura é a sua facilidade de instalação — esse é um ponto bastante atraente para aqueles que buscam por agilidade na obra.

Isso porque aquele quebra-quebra ou mão de obra especializada já não são mais necessários. Basta posicionar as peças e parafusá-las e a estrutura já estará pronta para ser utilizada no seu canteiro de obra.

3. Versatilidade

Devido à sua ótima adaptação para os mais variados ambientes, conforme já mencionamos, sua versatilidade é uma característica que traz bastantes benefícios para quem opta por utilizar a estrutura modular.

Isso quer dizer que você pode utilizar a estrutura em seu canteiro de obras e, posteriormente, usá-la como escritório para atender os futuros clientes e interessados em adquirir o empreendimento que está sendo construído, por exemplo.

4. Redução de custos

Como consequência das vantagens já mencionadas, a redução de custos é, certamente, um ótimo benefício para as construtoras que utilizam as estruturas modulares no canteiro de obras. Além de não precisar de mão de obra especializada, a quantidade de pessoas necessárias para fazer a montagem é mínima, sem contar que não será necessário gastar com materiais de construção — tudo isso se resume em economia nos gastos.

Outra vantagem que é ponto-chave para qualquer empreendedor do ramo da construção civil é a agilidade — afinal, tempo é dinheiro, certo? Dessa forma, como a instalação da estrutura demanda poucas horas para ser finalizada, você ganha tempo para usar os seus colaboradores em outras tarefas que são mais importantes.

5. Sustentabilidade

Como não há a necessidade de utilizar materiais de construção que geram resíduos prejudiciais ao meio ambiente — como tijolo, argamassa etc. — e pela possibilidade de serem reutilizadas em outros empreendimentos, as estruturas modulares são ótimas opções para quem se preocupa com a sustentabilidade.

Esse é, inclusive, um ponto muito importante a ser levantado, já que uma das grandes preocupações nos dias atuais é reduzir os resíduos gerados nas obras.

6. Durabilidade

Algumas estruturas modulares podem ser feitas a partir de materiais galvanizados. Isso significa que ela suporta os efeitos causados pelo sol e pela chuva — ou seja, sofre pouco impacto devido às intempéries. Sendo assim, com os devidos cuidados e as manutenções feitas em dia, é possível garantir que a estrutura dure bastante tempo em sua obra.

7. Termoacústica

Dependendo do material utilizado no tipo de estrutura modular escolhido, é possível garantir grande eficiência na redução de ruídos e na qualidade da temperatura interna do ambiente montado. Dessa forma, fica mais fácil controlar aqueles materiais que não podem entrar em contato com a umidade ou fazer uma reunião sem a interrupção de barulhos externos que são recorrentes em obras.

Os tipos de estruturas modulares existentes no mercado

As estruturas modulares podem ser usadas para diversos fins, como você já observou. Por isso, foram desenvolvidos vários tipos para se adaptarem melhor às suas necessidades de uso. Confira quais são eles.

Containers

Grande tendência no mercado, os containers podem ser uma ótima alternativa para quem deseja criar um espaço que pode ser transportado com facilidade sem a necessidade de grandes intervenções. Além disso, devido ao seu material de alta resistência, garante uma ótima durabilidade da estrutura.

Sombreadores e tendas piramidais

Muito utilizado em festas e estacionamentos, as estruturas modulares feitas com sombreadores e tendas piramidais também podem ser adaptadas para o seu canteiro de obras. Isso porque eles são capazes de proteger materiais e equipamentos que não podem entrar em contato com a chuva ou o sol.

Galpões modulares

Os galpões modulares são a opção favorita de quem pretende fazer a extensão de uma área já existente. Portanto, se você já tem o seu canteiro de obras pronto, mas precisa ampliá-lo, não deixe de considerar esse modelo de estrutura modular.

Como foi possível observar, as estruturas modulares apresentam ótimas vantagens para quem escolhe utilizá-las no canteiro de obras. Além de proteger os elementos que serão guardados em seu interior, também contribuem para a economia na obra e com o meio ambiente. Portanto, não deixe de considerar esse método construtivo em suas obras.

O uso das estruturas modulares é uma inovação no setor da construção civil e também é um ótimo recurso para reduzir os efeitos do segmento no meio ambiente. Portanto, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que seus colegas de trabalho também tomem conhecimento sobre esse método construtivo e possam contribuir para a evolução nesse campo tão importante para o desenvolvimento da sociedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This