fbpx
Veja as 8 inovações na construção civil que você precisa conhecer!

Conduzir processos dentro de uma obra requer ferramentas e recursos que permitam boas práticas e resultados satisfatórios. Por esse motivo, aplicar as novidades na construção civil é a melhor maneira de conseguir desenvolver projetos inovadores e de qualidade.

O avanço das tecnologias e as práticas sustentáveis têm oferecido possibilidades jamais pensadas, e o resultado disso são profissionais com maior capacidade de entregar qualidade nos seus trabalhos.

Neste post, listamos algumas das propostas inovadoras que já estão sendo usadas na construção civil e explicamos por que você não pode deixar de conhecê-las. Continue a leitura e confira quais são elas!

Quais são as novidades na construção civil?

A seguir, listamos 8 inovações na construção civil que você precisa conhecer!

1. Cintas contra rachaduras

Considerada uma das grandes invenções na construção civil, as cintas contra as rachaduras chegam com força total e prontas para serem aplicadas desde já nos projetos. A principal proposta dessa inovação é prevenir as rachaduras que aparecem nos cantos das lajes, algo muito comum e que é um verdadeiro problema nas obras.

As cintas são peças simples, no formato de meia-lua, e que são encaixadas nesses cantos, seja em paredes ou colunas, exercendo uma pressão mínima, mas fundamental para evitar que as rachaduras aconteçam. A peça é móvel e extremamente prática, podendo ser usada repetidamente em vários locais da construção em questão.

A solução que essa cinta trouxe ao setor de construção civil foi tão grande que ela chegou a ser premiada pela revista americana Concrete Construction, apontando o projeto como um dos mais inovadores e úteis para o segmento no ano de 2017.

2. Energia renovável em tecido

Entre as principais pautas relacionadas à sustentabilidade, está a questão da energia. O consumo elétrico tem aumentado consideravelmente devido aos novos aparelhos utilizados no cotidiano, e isso acontece naturalmente nas construções pelo amplo uso de diversas máquinas e ferramentas.

Diante desse quadro, é crescente a necessidade de colaborar para as práticas sustentáveis e economizar com as despesas relacionadas ao consumo de energia elétrica durante as obras. Antes, a proposta era captar energia solar e transformar em elétrica, porém, os aparelhos receptores eram sólidos, ocupavam muito espaço e tinham a mobilidade reduzida. Pensando nisso, foi desenvolvido um tecido capaz de captar energia solar e cinética, convertendo-a em eletricidade para uso nas obras.

Esses tecidos são utilizados em pisos, captando energia da movimentação de pessoas e estendidos em locais específicos onde ficam expostos ao sol. Entre as suas vantagens, podemos citar a mobilidade, o baixo custo quando comparado aos receptores normais e as diversas possibilidades de uso.

3. Telhas solares resistentes

Ainda falando sobre sustentabilidade em inovações na construção civil, um recurso que está prestes a ser comercializado são as telhas solares, desenvolvidas em parceria com duas empresas muito renomadas atualmente: a SolarCity e a Tesla. Elas têm estado à frente de projetos modernos, inovadores e, sobretudo, sustentáveis.

Nas telhas solares, duas grandes propostas foram aliadas: resistência e energia renovável. A proposta é unir duas demandas que são fundamentais atualmente, encaixando também na questão de opções sustentáveis para a obra.

Essa resistência maior foi conseguida graças a um processo de desenvolvimento das telhas, no qual é usado vidro temperado na sua composição. Isso faz com que ela seja bem mais resistente aos impactos do que uma construída com um material tradicional — barro ou fibrocimento. Esse recurso aumenta consideravelmente a vida útil da telha.

Uma preocupação bastante pontual, mas que faz grande diferença em um projeto, é a questão estética e de arquitetura. Pensando nisso, essas telhas foram desenvolvidas em modelos mais modernos e visualmente atraentes, mudando um pouco o conceito de estruturas com foco na captação de energia solar.

4. Realidade virtual no planejamento

A realidade virtual está cada vez mais presente no cotidiano, porém, muito ligada ao entretenimento, como em jogos eletrônicos. No entanto, devido à amplitude de seu uso, esse recurso já tem figurado como uma das principais inovações na construção civil atualmente — mas com papel no planejamento.

A capacidade desse recurso de projetar ambientes virtuais, em que o usuário é colocado no local virtualmente, tem sido de grande ajuda no planejamento de empreendimentos. Por meio da realidade virtual, é possível reproduzir, com um alto nível de detalhes, o resultado do projeto de construção antes mesmo de ele ser iniciado.

Esse recurso tem sido muito benéfico, especialmente aos engenheiros, que podem ter uma noção mais fiel de como ficará a construção ao final da execução de seu projeto. Além disso, a realidade virtual oferece uma experiência de maior imersão, com o usuário podendo, por exemplo, visitar as instalações de um prédio ainda não construído com grande sensação de veracidade.

5. Concreto bio-adaptável

Com a ação do tempo e fatores naturais, é muito comum que fachadas estejam sempre acumulando plantas, o que faz com que muitas pessoas prezem pelas manutenções constantes, a fim de capinar essas estruturas. No entanto, por ser um acontecimento recorrente e que exige retrabalho, uma proposta inovadora decidiu transformar esse problema em uma questão de arquitetura.

O concreto bio-adaptável é receptivo ao desenvolvimento dessas plantas, o que favorece o aparecimento natural dos jardins de parede, transformando uma questão incômoda em uma verdadeira obra-prima da natureza.

A intervenção no muro é bastante simples e não tem nenhum efeito visual ruim até que as plantas comecem a crescer. Além disso, há diversas opções de texturas desse concreto que podem ser utilizados.

De certo modo, essa também é uma proposta de viés sustentável, já que preserva as plantas e ainda estimula o seu crescimento. Assim, elas podem permanecer no seu desenvolvimento natural, receberem tratamento adequado e ainda funcionar como decoração para as fachadas. Muitos muros apresentavam essas vegetações somente em pontos específicos, o que, muitas vezes, transmitia um ar de descuido e de um local antigo.

6. Impressora 3D

A impressora 3D aplicada na construção civil como instrumento de execução do projeto tem um papel fundamental, uma vez que ela pode agregar diversos benefícios para quem a utiliza, como agilidade nas atividades, menor risco de erros humanos, maior segurança, menor custo com mão de obra, maior economia de gasto de materiais, entre muitas outras vantagens.

Além disso, o equipamento também pode ser utilizado para elaborar maquetes mais realistas dos projetos. Assim, além de ter uma melhor noção sobre como o empreendimento ficará depois de pronto, você conquistará ainda mais os seus clientes com modelos realistas do que será feito.

7. Drones

Mais uma das novidades na construção civil é o uso de drones, que podem se tornar ótimos aliados para evitar que os trabalhadores em campo coloquem suas vidas em risco em atividades para as quais seja necessário alcançar grandes alturas, como a verificação de rachaduras em telhados, por exemplo. Isso porque, apenas com o uso do dispositivo, é possível enxergar tudo sem a necessidade de montar andaimes — o que também já garante mais economia de tempo.

Além disso, os drones também podem ser bastante utilizados para fazer a varredura de terrenos e verificar deformações do solo. Essa coleta de informações, além de ser mais segura, também garante agilidade no processo, que retornará dados muito mais precisos e confiáveis, uma vez que reduzirá bastante a chance de erros humanos.

Dessa forma, apesar de parecer ser um investimento alto a curto prazo, a economia de tempo para realizar esse tipo de atividade pode reduzir bastante o custo na obra, sobrando, inclusive, tempo para que outros serviços sejam executados.

8. Tecnologia BIM

BIM (Building Information Model, em inglês) é uma tecnologia que reúne dados de modelagens feitas em 3D no auxílio do andamento dos projetos das mais diversas áreas que compreendem a construção civil, como os hidráulicos, elétricos, estruturais, arquitetônicos etc.

No entanto, ele é bem mais do que arquivos visuais, uma vez que, com a união de vários outros programas, é possível fornecer diversas outras informações que são de suma importância para execução da obra, como materiais utilizados e suas quantidades, por exemplo.

Dessa forma, toda a equipe consegue se manter atualizada em relação a todos as áreas que a construção envolve, de modo a evitar que ocorram erros de comunicação entre as partes envolvidas.

Por que é importante conhecer as novidades na construção civil?

Buscar aplicar as inovações na construção civil é um exercício de evolução e de implementação de novas práticas e ferramentas que trazem diversos benefícios, como a redução de tempo, economia, segurança no trabalho e gestão eficiente de projetos.

Por esse motivo, é fundamental que as empresas do setor estejam alinhadas com a evolução das tecnologias que são empregadas no mercado a fim de estar sempre à frente da concorrência, garantindo a segurança e qualidade que os seus clientes merecem.

E estar por dentro das novidades na construção civil não é uma tarefa difícil. Além das notícias que vemos na televisão e nas revistas de inovações, tudo isso pode ser facilmente encontrado na palma da sua mão, em dispositivos móveis com acesso à internet. Existem diversos canais de tecnologia que podem ajudá-lo a ficar por dentro de tudo de novo que acontece. Por isso, a dica é estar sempre conectado!

Agora que você conhece mais algumas novidades na construção civil, aproveite para entender as diferenças entre rufos e calhas, além de saber como usá-los numa obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This