Veja como telhas metálicas estão ganhando o espaço na decoração

As telhas metálicas têm uma estrutura que vem chamando a atenção dos profissionais da decoração, que já estão explorando o uso desse tipo de peça para decorar os mais diversos ambientes. Além de agregar bastante ao visual do local em que serão instaladas, elas podem trazer vários benefícios, que vão desde o seu custo-benefício até a proteção contra ruídos — mas isso você verá mais à frente!

Devido a esse sucesso entre os arquitetos e designers, preparamos este post para contar tudo sobre essa novidade. Portanto, se você deseja saber mais sobre as possibilidades de uso das telhas metálicas na decoração, não deixe de conferir este conteúdo até o final.

Porque usar as telhas metálicas na decoração

Devido à variedade de materiais que podem ser utilizados na fabricação das telhas metálicas, elas dispõem de diversas características que permitem o seu uso na decoração dos mais diferentes tipos de ambientes — sejam eles externos ou internos.

Conheça quais são esses materiais:

  • aço galvanizado: apresenta uma boa resistência às dobras e à oxidação — fusão eletrolítica do zinco e do ferro;
  • galvalume: melhor custo-benefício, sendo o mais barato, e é resistente à maresia — combinação resultante de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício;
  • pré-pintado: sistema de pintura à base de poliéster (coil coating);
  • pós-pintura: pintura a pó pelo sistema eletrostático;
  • alumínio: material mais leve com liga e têmpera apropriadas para telhas metálicas;
  • aço inox 444: melhora a resistência à corrosão em ambientes agressivos — composição química de cromo (17,5 a 18%) e molibdênio (1,75 a 2,5%);
  • aço estabilizado: melhora a soldabilidade.

Com base nessas características, é possível notar que as telhas metálicas têm uma boa durabilidade devido à sua resistência mecânica e atmosférica — inclusive em regiões litorâneas —, o que as tornam perfeitas para qualquer cenário. Além disso, sua variedade de espessuras — que vai de 43 a 80 mm para as simples e 80 a 155 mm para as autoportantes —, é possível vencer até mesmo grandes vãos dependendo da sua aplicação.

Além de tudo isso, elas são muito fáceis de serem instaladas, havendo a possibilidade do uso em qualquer angulação, o que é perfeito para a decoração, uma vez que não há limitação para a criatividade.

Com os modelos termoacústicos, é possível criar um ambiente totalmente confortável — o que também faz parte da decoração. Afinal de contas, decorar não significa criar um visual agradável apenas aos olhares. Contudo, esse fator não pode ser deixado de lado, e as telhas metálicas podem surpreender ainda mais por poderem receber camadas de tinta das mais variadas tonalidades.

Telhas metálicas e a tendência da decoração industrial

O estilo de decoração industrial vem ganhando bastante força nos últimos tempos. O uso de texturas como o cimento queimado, vigas de concreto expostas e tubulações aparentes são um dos exemplos que mais têm sido usados pelos arquitetos e designers. E, agora, chegou a vez das telhas metálicas ganharem espaço nesse cenário.

Por ser uma peça versátil, que possui alta resistência mecânica, de fácil instalação e que permite a customização de suas medidas de acordo com a necessidade do cliente, ela garante um visual bastante moderno devido ao seu acabamento.

Como usar as telhas metálicas na decoração

Textura nas paredes

Há, no mercado, um modelo de telha metálica que possui vários furos em toda a sua extensão — a chamada telha perfurada. Ela é ideal para decorar ambientes com pouca luminosidade ou entrada de ar. Além disso, quando usada na decoração, apresenta uma belíssima textura que pode ser aproveitada nas paredes do cômodo.

Fundo de parede

Por permitirem a sua instalação na vertical, as telhas metálicas podem ser muito bem aproveitadas no fundo da parede daquele cômodo que precisa ganhar mais visibilidade e elegância. Lembrando que, devido à variedade de materiais, alguns modelos podem ser instalados até mesmo em ambientes que recebem umidade, como banheiros ou cozinhas.

Detalhe colorido

A cor não é desculpa para não optar pelo uso das telhas metálicas na decoração. Isso porque elas podem receber uma demão de tinta, dando cor e vida ao ambiente no qual será instalada. Além do mais, a opção de aplicar uma pintura na peça é perfeita, uma vez que lhe garante mais uma camada de proteção.

Forro do teto

As telhas metálicas aparentes no teto podem até não ser novidade, mas, certamente, podem agregar bastante valor ao ambiente quando a instalação é feita de forma bem pensada — como em conjunto a uma bela luminária, por exemplo. Além disso, é possível usufruir dos benefícios de um modelo que ajude a diminuir o calor e os ruídos dentro do cômodo.

Benefícios dos modelos básicos e termoacústicos

Como mencionamos, existem alguns tipos de telhas metálicas que permitem um maior conforto térmico e uma melhor redução de ruídos externos. Dessa forma, essas características tornam esse tipo de material ideal para aqueles ambientes que precisam ter mais qualidade sonora e térmica em seu interior.

Porque buscar fornecimento com fabricantes de telhas metálicas

Por ser uma peça feita a partir de uma variedade de matérias-primas, contar com a ajuda de uma empresa fabricante pode ser determinante para escolher a telha metálica ideal para o seu projeto. Isso porque é importante manter a relação custo-benefício, garantindo a satisfação de todos os envolvidos.

Afinal de contas, não há a necessidade de utilizar uma telha que dispõe de proteção termoacústica em um ambiente que não precisa apresentar essas características.

Além disso, as empresas fabricantes também podem auxiliar quanto às cores disponíveis para a pintura das peças, uma vez que elas precisam passar por um processo específico de pintura.

Como foi possível conferir com a leitura deste post, as telhas metálicas podem ser ótimas aliadas para decorar qualquer ambiente, seja ele comercial ou mesmo residencial. Além disso, também foi possível conhecer um pouco mais sobre os benefícios desse material que vem ganhando espaço e a preferência dos profissionais da decoração.

Portanto, se você se interessou e quer aplicar essa ideia no seu projeto, não deixe de entrar em contato conosco e solicitar um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This