Você conhece as vantagens da cobertura metálica?

Para quem trabalha com obras é comum que já tenha observado um número cada vez maior de empreendimentos que estão utilizando o aço em vez de outros tipos de material para construção do telhado. Essa mudança se deve principalmente às vantagens da cobertura metálica em relação a qualquer outro tipo.

Hoje, muitas obras podem utilizar esse material na hora de construir, mas é preciso estar atento à qualidade de seu fornecedor na hora de adquirir coberturas metálicas, além de verificar as demandas da obra.

Para mostrar-lhe o que é, e todas as vantagens da cobertura metálica criamos este post. Ao final, vamos falar também sobre como contratar alguém especializado no assunto. Confira!

Cobertura metálica

Existem diversas técnicas de construção quando falamos em coberturas, no entanto, uma vem se destacando: o uso de coberturas metálicas. Diferente de outros processos, essa técnica é muito mais rápida e dinâmica.

São vários os tipos de aço que podem ser empregados para a fabricação das telhas metálicas. Entre eles estão:

  • galvalume — sua composição é uma combinação entre alumínio e zinco;
     
  • galvanizado — fabricado por meio da fusão eletrolítica do zinco e do ferro pela imersão do aço em banhos de zinco;
     
  • alumínio — produzido por reações químicas do minério bauxita.

As telhas podem ser feitas no material natural ou contando com um processo de pré e pós-pintura, melhorando o desempenho estético e aumentando em 10% a vida útil da telha.

Principais vantagens da cobertura metálica

Optar por utilizar uma cobertura metálica em uma edificação pode trazer uma série de vantagens, não apenas durante a construção do empreendimento, mas também após sua entrega. Vamos conferir algumas delas.

1. Racionalização de materiais e mão de obra

A maioria das técnicas de construção são muito dispendiosas e o que costumamos ver são caminhões de entulho saindo do local todos os dias. Isso sem falar no alto número de colaboradores necessários para a construção de coberturas.

As peças para a cobertura metálica, telhas e estrutura, são construídas com uma precisão milimétrica na indústria e encaminhadas para a obra apenas para a instalação, garantindo que não haverá desperdício e serão necessários menos funcionários para realizar a montagem das peças e das telhas.

2. Flexibilidade

Diferentemente de qualquer outra técnica de cobertura, na qual o telhado deve ter um desenho específico para que se adeque à realidade do material, as telhas metálicas podem se adaptar de modo flexível ao projeto.

A fabricação das coberturas metálicas podem ser realizadas de acordo com a demanda do cliente. Os modelos trapezoidais e ondulados podem ser produzidos e entregues com até 12 metros de comprimento cada folha e no modelo de cobertura zipada. As telhas são produzidas a partir de medidas especiais direto na obra, garantindo assim uma melhor adaptação ao projeto.

3. Compatibilidade

Independentemente do tipo de material utilizado para construir a estrutura da edificação, a cobertura metálica poderá ser instalada facilmente em diferentes tipos de base, como madeira e perfil metálico.

4. Menor prazo de execução

Com prazos de entrega cada vez mais apertados e planejamentos que exigem uma maior agilidade da equipe na obra, cumprir a entrega de uma edificação virou um grande desafio.

Dependendo do material escolhido para realizar a cobertura de uma obra, a finalização desse processo pode ser bem demorado. Contudo, ao utilizar as telhas metálicas existe um ganho de agilidade, uma vez que basta fixá-las de modo simples, limpo e rápido.

5. Garantia de qualidade

No mercado, hoje, é possível encontrar fornecedores de telhas metálicas que contam com certificações de qualidade que atestam o produto entregue e garantem que o material suprirá todas as necessidades da obra.

Por conta disso, existe mais segurança de que a construção cumprirá o seu papel e que não haverá nenhum tipo de problema posterior, como a necessidade de substituição.

Para garantir a confiabilidade das coberturas metálicas ofertadas pelo seu fornecedor você pode verificar se ele conta com as certificações de qualidade emitidas pela ABNT exclusivamente para esse fim. São elas a NBR14513 e a NBR14514.

6. Maior área útil

Outra vantagem do uso da cobertura metálica sobre outros tipos de materiais, é a área útil coberta pelas telhas. Uma única peça ou folha pode cobrir vários metros da estrutura.

7. Reaproveitamento

Se, em determinado momento do futuro, a estrutura precisar ser derrubada por qualquer motivo, a cobertura metálica poderá ser retirada e utilizada em outra obra. Isso é possível graças à durabilidade e flexibilidade do material.

8. Facilidade de reposição

Um ponto muito interessante para o cliente da obra e que usufruirá da cobertura depois de instalada é a facilidade de reposição de qualquer uma das folhas que compõe a estrutura.

Caso seja necessária a manutenção, por conta de qualquer evento que venha a danificar uma das telhas, basta retirar a fixação — realizada por parafusos — e instalar uma nova folha no local de forma simples e rápida.

9. Redução de custos

Com a utilização de telhas metálicas em uma determinada obra, espera-se uma redução geral de custos. Não se deve levar em conta apenas o valor investido na aquisição do material de cobertura, mas todos os valores envolvidos.

Por exemplo, ao utilizar telhas metálicas, haverá menos desperdício durante a execução da obra, menor tempo para a entrega e necessidade de menos mão de obra no empreendimento.

Além disso, trata-se de um produto mais leve, o que minimiza a carga sobre as fundações. Ou seja, podem ser gastos menos materiais para a construção das bases e estrutura, o que também se transforma em economia, demonstrando que uma cobertura metálica é um ótimo negócio.

Importância de contratar uma empresa especializada

É possível encontrar coberturas metálicas à venda em diversas empresas de material de construção e essas peças podem ser adquiridas facilmente e empregadas em sua obra.

No entanto, os profissionais de uma loja muitas vezes não têm o treinamento ou o conhecimento adequado sobre essas estruturas para informar-lhe qual o melhor tipo de telha a ser utilizada. Devem ser levados em consideração diversos aspectos da obra, como local onde se encontra, tamanho da obra, tipo de clima, entre outros.

Apenas uma empresa especializada na fabricação e distribuição de telhas metálicas poderá dispor de profissionais com o conhecimento necessário para responder a todos esses questionamentos.

Chegamos ao final de nosso post e esperamos que você tenha percebido as vantagens da cobertura metálica e a importância de contar com profissionais especializados para melhor atender a todas as suas demandas.

Ficou interessado em utilizar telhas de metal em sua próxima obra? Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco agora e nossa equipe terá prazer em responder a todos os seus questionamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This