fbpx
homem trabalhando no laptop

O trabalho realizado em uma indústria afeta diversas partes do mercado, especialmente a construção civil. Várias peças precisam manter um determinado padrão de qualidade, o qual é regulado pelos órgãos públicos. Você sabe o que é o Certificado ABNT 14513 e NBR 14514 2008?

Muita coisa precisa ser considerada antes de optar pelo fornecedor certo de telhas metálicas. Algumas das mais importantes delas são os certificados ABNT 14513 e NBR 14514 2008, que servem como comprovação dos padrões de qualidade e da conformidade do produto com as normas nacionais.

A ABNT regula várias partes da indústria, estabelecendo padrões a serem seguidos na confecção de diversos materiais e peças que precisam ser usados na construção civil. Apesar de parecer apenas mais uma estrutura burocrática, ela traz diversas vantagens para o produtor, para o engenheiro e para o usuário final da construção.

Bem similares, as normas ABNT 14513 2008 e NBR 14514 2008 só se diferenciam em relação ao modelo do produto: a primeira se refere às telhas do tipo “Ondulada 17” e a segunda regula os modelos “Trapezoidal 40” e “Trapezoidal 100”.

Neste artigo, explicaremos melhor o que são esses certificados da ABNT, por que eles foram criados e quem fiscaliza essas regras. Boa leitura!

O que são os certificados ABNT 14513 e ABNT 14514?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normatização técnica no Brasil. É uma entidade privada de interesse público e sem fins lucrativos. Foi fundada em setembro de 1940 e, desde então, determina regras para quase tudo, desde a formatação de textos em trabalhos de conclusão de curso na universidade até a emissão de resíduos de veículos automotores.

Com o auxílio dessas normas, muitos aspectos de diversas indústrias passaram a ser mais uniformizados, permitindo que seus clientes utilizassem seus recursos com mais facilidade. Além, é claro, de assegurar um nível mínimo de qualidade em todos os exemplares de cada produto.

Com as telhas não seria diferente: por meio das normas ABNT 14513 e ABNT 14514, a entidade define padrões de mercado recomendados para os fabricantes de telhas metálicas. O cumprimento delas garante uma certificação que comprova os padrões de qualidade do produto.

Existem diversas obrigações que estão descritas nas duas normas, mas de forma geral é possível destacar que elas determinam dimensões nominais para as telhas, características químicas e mecânicas e até a forma que o produto deve ser embalado e encomendado ao cliente final.

Essas normas técnicas foram atualizadas em 2008, com o principal objetivo de se adequarem a algumas mudanças nas normas de segurança e aos padrões mais recentes da indústria. O conteúdo delas é bem técnico e objetivo, para evitar ambiguidades e assegurar que a compreensão delas seja fácil para pessoas da área.

Quem não tem familiaridade com esse tipo de produto pode ter uma dificuldade inicial em compreender as normas da ABNT para telhados, mas elas são importantes para assegurar a padronização e segurança do produto.

Qual o objetivo desses certificados?

Os certificados e normas da ABNT foram desenvolvidos por duas razões principais: para que existam padrões seguidos pela maior parte das empresas, o que é interessante para o consumidor, e para assegurar uma qualidade mínima no produto. Ambas qualidades muito importantes para assegurar o sucesso do cliente.

Se uma construtora compra telhas metálicas de fabricantes que cumprem com as normas da ABNT, ela pode ficar tranquila em relação à compatibilidade. Mesmo se só for preciso comprar produtos novos um ano depois, os padrões continuarão os mesmos e as novas telhas vão se encaixar com as antigas sem problemas. Isso evita que seja criado um monopólio devido à padronização arbitrária de materiais.

Mesmo se a telha usada no passado for de outro fabricante, se ambos forem certificados, elas serão compatíveis uma com a outra e com o resto das peças da construção. Isso permite repor peças em casos de quebras ou de planejamentos ineficazes que não previam esse tipo de risco.

Além disso, a norma dá mais segurança para o cliente. Se o produto é bem conformado e está atendendo as necessidades do mercado, é certo que ele terá uma boa qualidade e cumprirá com propriedades químicas e mecânicas de acordo com os padrões exigidos.

Por fim, se um produto certificado apresentar qualquer defeito ocasionado por um desvio das normas estabelecidas, então o cliente tem todo o direito de pedir compensação. Afinal, ele recebeu um produto não condizia com o que foi estabelecido no contrato de compra. Mais uma proteção na hora de entrar em contato com um fornecedor.

Quem fiscaliza o certificado?

Para que as normas ABNT 14513 2008 e NBR 14514 2008 tenham valor legal, é necessário ter uma organização que faça sua fiscalização. Sem isso, não seria possível identificar possíveis violações nem tomar as atitudes necessárias para corrigir a situação.

Os certificados são fiscalizados pela própria ABNT, que realiza auditorias regulares nas empresas que apresentam a certificação. A fábrica é visitada pelos auditores, que conferem todos os procedimentos produtivos e operacionais, incluindo também a parte documental do processo.

É importante que exista rastreabilidade dos produtos, da matéria-prima até o que chega ao cliente, para que seja possível comprovar os materiais utilizados. O time de auditoria da ABNT faz toda essa checagem e também coleta as amostras dos produtos que vão para o laboratório, onde são investigadas e avaliadas pela empresa.

Tanto o certificado ABNT 14513 como o NBR 14514 2008 têm prazo de 1 ano e precisa ser renovado para que não perca a validade. Se a empresa falha em cumprir com qualquer requisito em uma dessas renovações, perde o certificado. Isso incentiva as indústrias a não só começarem a atender a estas normas, mas também a se atualizarem e se manterem em par com as atualizações em seu conteúdo.

Ou seja, manter uma certificação de alto nível como essas é tão difícil como obtê-las. A dica aqui é capacitar o time, refinar processos e ter a excelência como um dos valores do negócio.

O que é especificado nas normas ABNT 14513 2008 e NBR 14514 2008?

A norma 14513 dispõe sobre telhas de aço revestido de seção ondulada. O documento especifica os aspectos dimensionais e químicos do produto. Já a ABNT 14514 é uma norma técnica de conteúdo bem parecido, mas com as especificações de cumprimento em relação às telhas trapezoidais.

O conteúdo dos documentos é bem técnico e objetivo, voltado para deixar de forma clara para os profissionais e empresas auditados o que deve ser feito. As normas podem ser conhecidas em mais detalhes na página da ABNT.

Enquanto estiver fazendo sua leitura, verifique também outras normas que possam se aplicar ao seu negócio. Nunca é cedo de mais para se preparar.

Por que é importante exigir o certificado como cliente?

Apesar de não ser exatamente obrigatório por força de lei, todo mundo que trabalha no setor de telhas metálicas tem motivos de sobra para buscar a capacitação e o cumprimento dos vários requisitos das normas ABNT 14513 2008 e NBR 14514 2008. Sendo assim, como cliente, também é sua obrigação verificar esse certificado e buscar apenas empresas que já o possuam.

Aderir a esse tipo de padrão facilita o relacionamento com clientes e pode ser uma vantagem competitiva para o negócio. Afinal, não é fácil se manter atualizado em relação às várias normas da ABNT e são poucas as empresas que conseguem o feito — se o certificado é uma medalha que merece estampar a comunicação da empresa, para o consumidor esse selo também é excelente, especialmente na hora de negociar um imóvel construído a pouco tempo ou mesmo algo ainda na planta.

Ninguém é obrigado a dominar os detalhes técnicos da produção de telhas metálicas para gerenciar uma obra com o nível de competência necessário. Mas, na hora de comprar material, é possível identificar pelo certificado na loja a qualidade dos seus produtos e já esperar por algo de qualidade superior à média do mercado.

Por essa razão, é sempre mais recomendável comprar de empresas que tenham a certificação e certamente terão uma oferta superior para os seus clientes. Uma simples verificação pode poupar você de bastante dor de cabeça e ainda ser um diferencial para o projeto como um todo.

Além disso, a norma da ABNT garante os padrões que permitem que as peças sejam adquiridas em locais diferentes e utilizadas com total compatibilidade em uma mesma obra. Dessa forma, as chances de erros por divergências em medidas ficam bem reduzidas e você pode mudar de fornecedor caso encontre algum defeito nas telhas escolhidas no início do projeto.

É verdade que, mesmo sem um certificado, uma empresa ainda pode conhecer e respeitar todos esses requisitos, sendo ainda uma boa candidata a fornecedora. Porém ainda é interessante ter esses certificados como prova. Se você conhecer algum gestor de fábrica que não providenciou os certificados, mesmo atendendo a todos os requisitos, reforce para ele sua importância.

Agora que você já entende a importância dos certificados ABNT 14513 e NBR 14514 2008, aproveite o embalo para comprar telhas com a empresa certificada que mais entende do assunto no Brasil. Quer dar o primeiro passo agora mesmo? Então veja nosso artigo sobre a telha termoacústica e descubra por que ela é um ótimo investimento para seus projetos de engenharia civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *